sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Primeira Máquina Digital

Vc tem sua Cannon ou sua Sony digital de 12 Megapixels e as vezes se pega pensando em como essas máquinas facilitam nossa vida ? No passado eram filmes e mais filmes, fotos que estragavam, que se perdiam… Hoje tiramos milhares de fotos por ano, e ficam todas guardadas em nosso HD, prontinhas para serem impressas a qualquer momento. Melhor ainda, temos acesso a diversos programas que transformam essas fotos em maravilhosas apresentações, com música de fundo, transições entre as fotos e todo tipo de melhorias que a “era digital” tornou possível.

Mas vc imaginaria que em 1975 (!) a Kodak vislumbrou o futuro com a primeira câmera digital. Em uma época que mal tinhamos disquetes (os primeiros discos flexíveis, de 8 polegadas, datam de 1969), pesquisadores da Kodak criaram a câmera abaixo. Detalhe: os dados digitais eram gravados em fita cassete.

Quem se lembra de LOAD “ SCREEN$ ? Eu me lembro até do endereço (no caso do Spectrum, o nosso amado TK90X, era 16384, 6912.)

<HIGH LEVEL NERD DETECTED!!!!!>

image

Steve Sasson, da Kodak, conta a história com orgulho. O aparelho com visual estranho foi construído com partes dispensadas de uma câmera Super 8, com um sensor CCD experimental, e um gravador de fitas cassete. Sim, um gravador de fita cassete – gravando 23 segundos em uma única imagem composta de apenas 100 linhas de resolução. Para ver cada imagem, a fita tinha que ser colocada em um leitor especial, onde podia ser aumentada e vista em uma TV com imagem em preto e branco.

Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário: