Pois é… O mercado parece que está dividido entre os tablets (iPads, Xooms e seus semelhantes) e Netbooks. Os Notebooks andam meio esquecidos, justamente porque a geração atual de Netbooks traz potencia ALIADA a portabilidade. A única justificativa para compra de um Notebook hoje seria o chamado “substituto de Desktop”, ou seja, uma máquina para ficar essencialmente fixa, sem transportar de um lugar pro outro.
Por outro lado, os chamados “tablets” estão ganhando adeptos rapidamente, graças aos zealots da Apple. Depois de vender iPods e iPhones igual bananas (banana CARA essa !) chegou a vez do iPad, o tablet da Apple, que, para variar, não inovou em praticamente nada. Mas os fãs adoram, porque:
1 – É caro
2 – Como é caro, é um símbolo de STATUS
3 – É branco
4 – É Apple
E assim nosso amigo Steve blowJobs caminha em direção a riqueza absoluta. Na carona da Apple, lógico, vieram outros tablets, e a Google aproveitou para nos apresentar seu SO, o Android, especifico para celulares e adaptado para tablets. O resultado ? uma palavra linda, CONCORRÊNCIA.
E assim temos um mercado em plena turbulência, com Netbooks tentando provar que ainda são muito melhores (e mais baratos) que os tablets e Notebooks tentando sobreviver, sem falar nos desktops, que muitos dizem estar com “os dias contados”. Mais eis que surge mais um concorrente: o Ultrabook
O conceito foi sugerido pela Intel – e muitos, principalmente demen.. quer dizer fãs da Apple, vão dizer que é uma cópia dos mac book air – e parte de três prerrogativas:
Intel Rapid Start: Promises rapid wake from sleep state, similar to the instant on feature on tablets.
Intel Smart Connect: Allows the machine to continue to receive emails and social network updates in standby mode.
Intel Smart Response: Transfer frequently accessed files and applications to an SSD for increased performance.
Ou seja:
Intel Rapid Star – o Ultrabook tem que ligar rapidamente (“acordar”) a partir da hibernação, a ponto de concorrer com tablets
Intel Smart Connect – O Ultrabook deve poder receber e-mails e outras mensagens (facebook, twitter, etc), mesmo estando em “standby” – aqui o conceito não deixa claro se o mesmo ocorreria em modo “sleep”. Acredito que não.
Intel Smart Response – Utilizar a tecnologia SSD para otimizar performance – aqui fica claro que a Intel quer eliminar aqueles momentes que seu micro fica “acessando o HD”, o popular IO. Acho isso “quase” impossível, justamente pelo modo como os SOs acessam informações (swap).
E já existe algum Ultrabook ? A resposta é … SIM !
A ASUS criou o primeiro Ultrabook (não foram eles tb que criaram o primeiro Netbook ?): o UX21. Não tenho muitos detalhes da máquina, mas as fotos estão abaixo. O bicho é BONITO !
Agora, será que o conceito “pega” ? Só o tempo dirá.