sexta-feira, 9 de abril de 2010

AWB: o fundo do poço da raça humana

A revolta que me preenche quando leio notícias sobre grupos como o AWB é indescritível. Para quem não sabe:

The Afrikaner Weerstandsbeweging (English: Afrikaner Resistance Movement) or AWB, is a South African far right secessionist political organisation. It was formed in 1973 by Eugène Terre'Blanche who remained the leader until his murder in 2010. The AWB is committed to the creation of an independent Boer-Afrikaner republic or "Volkstaat/Boerestaat" within South Africa. In their heyday they received much publicity both in South Africa and abroad as a white supremacist and neo-fascist group

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Afrikaner_Weerstandsbeweging

Em resumo, é um grupo de ativistas de extrema direita que prega a supremacia branca na África do Sul. Sim, esse tipo de coisa ainda existe e o número de seguidores não é pequeno !

As semelhanças com o nazismo pregado por Hitler não são poucas, inclusive o próprio símbolo do grupo, uma suástica de três pontas (a de Hitler tinha quatro). Não, eu NÃO vou colocar a figura da suástica aqui. Não irei fazer propaganda destes bastardos.

O grupo está em evidência no momento pois um de seus líderes, Eugene Terreblanche, foi morto em sua fazenda há alguns dias. Seu enterro também foi cercado de muita tensão racial.

Nesta semana, um debate na TV Sul Africana terminou em confusão (vídeo abaixo). Um dos Generais da AWB estaria em um debate com uma ativista, quando se irritou com as perguntas, arrancou o microfone e partiu para ameaças e agressões verbais, que também envolveram o apresentador Chris Maroleng.

A grande dúvida que paira em minha mente é: até que ponto a liberdade do indivíduo vai de encontro a moral do ser humano ? Será que devemos permitir que grupos como o AWB existam ? Isto é “Democracia” ? Isto é “Liberdade” ? Ou é pura demagogia ?

 

Nenhum comentário: