segunda-feira, 12 de abril de 2010

Chuvas e Culpas

De quem é a responsabilidade ? São Pedro ? Deus ?

Quem é o culpado pelos problemas que ocorreram (e continuam ocorrendo) no estado do Rio de Janeiro, depois das fortes chuvas das últimas semanas ? Quantos mais terão que morrer até que essa impunidade termine ?

Perguntas sem resposta. Pelo menos em um país como o Brasil. Um Brasil sem lei. Pior que faroeste caboclo. Aqui se faz e não seimage paga. Aliás, aqui se faz e, se vc pagar, não acontece nada. Um Brasil da propina. Do superfaturamento. Da corrupção.

Pior… Um Brasil do “não sei”. É moda os políticos afirmarem que não sabiam, que não foram informados

A gíria que utilizamos entre amigos aqui no RJ é o joão sem braço. João sem braço é o típico imagepolítico brasileiro: aquele que nada vê, nada sabe, nada ouve e é sempre o último a ser informado. Coitado. É uma vítima do sistema. E haja lágrimas de crocodilo…

A última das chuvas aqui no RJ é uma iniciativa, louvável, do Presidente da OAB, Ophir Cavalcante. Ele diz que a OAB irá cobrar as responsabilidades pelo ocorrido. Ainda segundo Ophir, os desabamentos no Morro do Bumba, em Niterói, não são consequência apenas das fortes chuvas, mas do fato de as casas atingidas terem sido construídas sobre um antigo lixão.

Sinto muito pelo trocadilho, mas é chover no molhado… Existem vários estudos que comprovam o óbvio: muitas favelas e vilas foram (e serão) construídas irregularmente, em áreas com grande imagerisco de acidentes. Meu vizinho mora em um terreno que, pela prefeitura de Niterói, é uma praça. E existe fiscalização ? Não. Vai existir punição para os responsáveis ? Não. Alguma coisa vai mudar, para os órgãos responsáveis, depois das centenas de mortes causadas pelas chuvas ? Não.

Alguém tem solução para o principal problema do Brasil, a impunidade ? Se tem, por favor, me informe, porque eu já perdi a fé no povo brasileiro há muito tempo….

Nenhum comentário: