sexta-feira, 4 de junho de 2010

Warhammer 40.000 Dawn of War – Winter Assault

image

Finalmente terminei o jogo. Após jogar todos os jogos da série (única exceção é o DARK CRUSADE, que começo a jogar este final de semana), esse foi o mais difícil e com jogabilidade mais interessante. A opção de poder zerar o jogo duas vezes, uma vez com os caras “bons” (Imperial Guard e Eldar) e outra com os caras “maus” (Orks e Chaos), sem dúvida é o diferencial de Winter Assault. E o jogo não para de surpreender quando falamos de opções: em diversas fases, existem momentos em que mais de uma raça joga e vc pode decidir o que cada um faz. A sensação de liberdade é enorme, além de tornar o jogo mais dinâmico e aumentar as possibilidades de vc retomar uma fase e joga-la novamente, com aquele pensamento de “o que aconteceria se…”

Além disso, em algumas fases há mudanças na jogabilidade “clássica” de “montar exército e atacar”, típica dos RTS. Há toda um estória por trás das fases e o jogo se torna, image como direi, mais interessante. Vc quer jogar, não só para ganhar, mas tb para entender o que está acontecendo entre os Eldar, Imperial Guard e Chaos – os Orks são os menos interessantes, mas por outro lado são os mais engraçados: impagável quando eles avançam e gritam  “Orks, Orks…Orks, Orks…”

E a dificuldade…. Os Imperial Guard são muito fracos. E jogar com eles requer muita estratégia. Apesar de existirem armas imagesensacionais para eles (quem recorda do Bane Blade, aí ao lado?),  é improvável que vc consiga ter uma base em um nível tão alto para ter uma belezinha dessas ao seu lado. Os Orks tb não ajudam muito, apesar de parecerem Zergs (a força está na quantidade), morrem com muita facilidade e seu IA é ridículo. Tudo bem, afinal são ORKS. E Orks são estúpidos ! Tudo que importa pra eles é o WAAAGH, e o líder, Gorgutz só tem uma coisa em mente: unificar os Orks sob sua bandeira.

Quando jogamos com os Chaos ou com os Eldar, a coisa muda de figura, pois ambos são raças muito bem equilibradas e se vc está acostumado a RTS a jogabilidade com eles é fluida. Se vc é um jogador de Dawn of War, então, é super tranquilo jogar com ambos. Particularmente, prefiro os Chaos, com seus Berzerker e Chaos Space Marines.

image

Há tb uma raça “convidada”, que aparece nas fases finais: NECRONS ! Os Necrons são uma raça “não jogável” em Winter Assault (vc só terá o prazer de jogar com eles em Dark Crusade), mas a sua aparição é, no mínimo, surpreendente: vindo do meio imagedo nada, atacam em pequenos grupos e podem desequilibrar uma fase.  Os Eldars temem os Necrons de um modo totalmente irracional. Diria que eles tem total pavor dos Necrons, porém não entendo bem o porque, já que os Eldars poderiam dar conta dos Necrons com relativa facilidade (talvez o Dark Crusade me explique melhor o porque desse medo!).

image

Joguei o tempo todo no Hard e algumas fases são realmente difíceis de passar. Mas isso, lógico, só aumenta a vontade de zerar esse clássico. Dark Crusade, aqui vou eu….

Nenhum comentário: