terça-feira, 17 de agosto de 2010

Servidores Piratas

Quem aqui já não leu diversas polêmicas sobre jogos com servidores privados ? No passado, isso não existia, e podíamos juntar 3 amigos e jogar com um servidor local, em uma de nossas máquinas. Estes tempos estão com os dias contados. Os grandes jogos online (leia-se MMO) tem seus servidores próprios e jogos atuais (como Starcraft II) tb proíbem o uso de servidores “não oficiais”.

image

Claro que isto gera uma certa revolta entre os jogadores, principalmente porque muitas vezes temos que PAGAR para jogar nos servidores oficiais. E pagar um valor mensal, que muitos acham injusto. Além disso, com o controle dos servidores pelas empresas, muitos MODs simplesmente deixarão de existir ou sequer sairão do papel...

Dentro deste tópico, um cidadão chamado Alyson Reeves criou um servidor “pirata” de WoW. World of Warcraft é simplesmente o mais bem sucedido jogo online de todos os tempos. E Alyson imageconseguiu uma quantidade enorme de seguidores (algo em torno de meio milhão de jogadores) que passaram a jogar em seu server “gratuito”, o SCAPEGAMING. Lógico, a Blizzard, detentora dos direitos de WoW, processou e ganhou. A quantia ? Oitenta e Oito Milhões de Dólares (tem que escrever em maiúsculo mesmo....)

image Lógico que aqui surgem várias questões. A mais óbvia é “88 milhões ?!”. Mesmo que o que dizem sobre Alyson (que ele teria ganho mais de 3 milhões de dólares vendendo itens de WoW pelo Paypal) seja verdade, ele jamais teria essa quantia. E outra: até que ponto chegaremos ? A DRM nos obriga a estar online. E precisamos estar online, conectados no servidor de terceiros.image

E os jogos estão sendo vendidos online. Muitos falam que “nós não possuímos os jogos” que “estamos comprando serviços”.

O que será que o futuro dos jogos nos reserva ?

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá mas já existe server pirata para SC2? acho que a nova tecnologia do Bnet não permite acesso a não ser que seja o próprio server da Blizzard.