terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eu não sou um cara legal

image

Alguns dias atrás eu estava discutindo sobre como são feitos os reviews de jogos na Internet. Vc consegue claramente ver como muitos mentem descaradamente, seja por que são pagos ou porque, literalmente, não querem remar contra a maré. Isso fica mais evidente quando lemos vários sites de reviews, e todos dizem a mesma coisa sobre o jogo, apenas modificam o texto para não parecer “cópia”. Após lerem minhas críticas, muitos podem me chamar de chato (ou até de coisas piores…), mas a verdade é que não ganho nada escrevendo sobre os jogos. Apenas jogo e comento. É simplesmente o relato honesto de um jogador (ficou gay isso….). Alguns jogos me chamaram a atenção recentemente, e comentarei sobre eles agora:

image DRAGON QUEST IX (NINTENDO DS) – Esse jogo é aclamado como a melhor coisa que aconteceu no mundo dos jogos em anos. E, de certa forma, realmente é. A jogabilidade é viciante, é um RPG excelente, com estória muito legal, envolvente…. Porém, se vc procurar por reviews, verá que quase todos (todos que eu li) imagedizem a mesma coisa: que o jogo é relativamente fácil, rápido de terminar e que vc consegue chegar até o final sem fazer grinding. O que irrita demais nesses reviews é que muitos dizem que “terminaram o jogo” na maior cara de pau. Se vc realmente terminar Dragon Quest IX verá que o que muitos reviews falam é pura besteira. Principalmente quando falamos de quantas horas de jogo são necessárias para terminar o jogo e de grinding. Primeiro, DQIX foi desenhado de forma a permitir que vc jogue todas as profissões disponíveis com todos os seus personagens. Isso criaimage um leque de opções enorme e, de certa forma, é necessário para que vc curta tudo que o jogo tem a oferecer. Os grottos, ou tesouros escondidos, são um exemplo bem claro de como o jogo foi produzido para nos dar horas e mais horas de jogabilidade em missões “paralelas”. Alguns locais e diversas missões (quests) só estarão disponíveis depois que vc terminar o jogo, além das quests que podem ser adquiridas online, e que são renovadas semanalmente. Então, dizer que DQIX é simples de terminar e não oferece grandes desafios, como li em diversos reviews pela internet, é desconhecer completamente o jogo.

E quando falamos de grinding? Eu passei várias horas matando metal slimes para ganhar níveis (grinding) com meus quatro personagens. E, mais do que necessário, isso foi essencial. Depois que vc chega ao nível 30, fica muito difícil passar de nível image sem matar metal slimes. Eu diria que é completamente inviável ganhar experiência com as criaturas comuns do jogo. Matar uma metal slime pode dar até 40 vezes a experiência de um combate normal. Isso quer dizer que se vc mata 10 metal slimes, equivale a quase 500 combates no jogo. E em níveis mais altos vc tem que matar duas ou mais “liquid metal slimes”, por exemplo, a cada nível. Seriam cerca de 1.000 combates, se vc não caçar as metal slimes. E mais: mesmo com todo esse grinding, morri três vezes no chefe final até conseguir zerar o jogo….

Fica a dica: DQIX é um RPG clássico, que oferece muitas horas de diversão para os felizes usuários de DS.

image

DARKSIDERS – Esse eu joguei no PS3, mas tb está disponível em PC e X360. Novamente aqui os reviews se repetem, mas todos falham em citar as falhas do jogo. O fato é que todos adoram falar do jogo, mas poucos realmente jogaram para poder image analisar a fundo. Eu joguei e achei interessante. Mistura de God of War com Zelda e Portal. O jogo é 50% comabte e 50% puzzles. Mas cheguei em um ponto muito mal programado, e o jogo se mostrou tão irritante que desisti de jogar. PORQUE OS REVIEWS NÃO FALAM DISSO ? Simples: eles não jogaram…. Nessa fase irritante, tenho que matar um “chefe” chamado TIAMAT. Algumas observaçãos sobre.....

- “Tiamat” deveria ser um Dragão (óbvio....), mas parece um morcego COM PEITOS (WTF ???!!!!)

image

- Para matar Tiamat, só com a “nova arma” do jogo, a tal shuriken gigante

image

- O esquema para causar dano no Tiamat envolve: pegar uma bomba, acertar a bomba no Tiamat (que está voando a sua volta cuspindo fogo e dando razantes), mudar para o modo de mira, mirar em uma pira de fogo, depois mirar na bomba que vc jogou no Tiamat, atirar o Shuriken, que acende a bomba e faz Tiamat “cair” para vc bater nele

- Repita o passo acima duas vezes

- Depois disso, Tiamat vai para o chão e vc tem que bater mais até mata-lo

Detalhe: TODOS os fóruns que visitei dizem que Tiamat é o chefe mais difícil do jogo, apesar de ser um dos primeiros. Porque ? TENTE apertar o monte de botões para fazer a sequencia certa,  mirar no Tiamat, explodir a bomba e AO MESMO TEMPO DESVIAR DO FOGO E DOS RAZANTES DELE !!!!! Tentei uma dúzia de vezes e.... cansei... Jogos não são para isso...Se eu estivesse jogando Ninja Gaiden, SABERIA que o jogo é MUITO difícil, agora Darksiders é MAL FEITO MESMO. O cara que bolou isso é um FDP maldito que nem sequer testou essa mecânica de jogo. Matar Tiamat não é difícil, é CHATO PRA CARALHO ! Simplesmente porque envolve uma coordenação de ARANHA para apertar 5 botões e os dois direcionais, além de fugir dos ataques. E vc está em campo aberto. Não tem onde se esconder. Não tem pra onde correr !

image

Vejam, existem DOIS problemas aqui: primeiro, essa fase foi mal projetada. Segundo, o nível de dificuldade simplesmente vai de 0 a 100, o que não faz o mínimo sentido. Se começo a jogar Ninja Gaidem Sigma, por exemplo, eu sei o que me espera ! NGS é (muito!) difícil, do início ao fim. Mas em Darkstalker o que acontece é que, do nada, temos que matar um chefe dificílimo, que destoa com todo o resto do jogo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso realmente é osso, li só reviews bom do jogo, não vi algo mais detalhado sobre isso, acho que no Delfos falaram dele, este fim de semana ele ta em promoção no Steam nem sei se compro.