sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Já são 14…

... trabalhadores da Foxconn que cometeram suicídio somente esse ano.

Vejam, estamos falando de UMA empresa na China. A média é de mais de um suicídio por mês SÓ NA FOXCONN. No passado, os suicídios eram “justificados” pelo seguro que era pago as famílias pela Foxconn (http://gizmodo.com/5549000/the-math-behind-the-foxconn-suicides). Já há algum tempo, a Foxconn retirou o seguro, mas os suicídios não diminuiram. A Foxconn tb tomou outras providencias para “conter” os suicídios: instalou telas nas janelas, contratou monges para conversar com os trabalhadores e montou salas “anti-stress”. De nada adiantou.

image

A Foxconn está nos holofotes da mídia há meses, principalmente porque ela fabrica componentes eletrônicos para diversas empresas, dentre elas e Apple, Nintendo, HP e Dell.

Um estudo está sendo realizado e aponta que "Foxconn's labor system is characterized with highly-intensified workload, low payment, violent training, all at the cost of the workers' dignity" (O sistema de trabalho na Foxconn é caracterizado por muitas horas extras, baixos salários, treinamento baseado em violência, tudo as custas da dignidade do trabalhador)

É realmente para pensar.... A que custo a China consegue se manter como a segunda economia do mundo ?

Nós, como consumidores de eletrônicos, devemos ter consciência desses fatos, mas infelizmente pouco podemos fazer para mudar esse panorama.

Nenhum comentário: