quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O “efeito Dunning-Kruger”

Parece título de mini-série de ficção…..Smiley piscando 

image

Na realidade, o efeito é deveras interessante. Duning-Kruger se refere a dois cientistas, Justin Kruger e David Dunning. Os dois realizaram pesquisas a partir de 1999, que lhes deram um Ig_Nobel em 2000. As pesquisas sugerem o que muito de nós pensariam como óbvio: pessoas mais inteligentes, com mais capacidade, tendem a ser mais humildes, enquanto aquelas com menos capacidade tendem para o lado oposto, se achando muito “melhores do que realmente são”. Claro, o senso comum nos mostra isso, mas o mérito dos pesquisadores foi demonstrar através de experimentos científicos, que isso realmente é uma realidade.

Os pesquisadores tb encontraram raízes culturais para o comportamento: enquanto norte-americanos tendem a achar que são muito melhores que os outros, asiáticos em geral tendem a ser muito mais capazes – e humildes.

Claro, como toda pesquisa envolvendo comportamento humano, temos que entender que esse é um padrão observado. O que significa que a maioria das pessoas deve encaixar nesse padrão. A maioria (felizmente!) não significa todos. Mas agora, sempre que aquele amigo seu que “se acha” ficar te enchendo o saco, olhe pra ele e diga “- Dunning-Kruger…..”. Alegre

Nenhum comentário: