sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Cópia descarada…
Da mesma maneira que pequenas empresas tem se beneficiado muito das oportunidades de vendas de jogos “casuais”, muitas grandes empresas querem pegar carona e por vezes não tem o mínimo de VERGONHA NA CARA !
Abaixo a mensagem do pessoal da NIMBLEBIT (criadores do TINY TOWER) para o pessoal da ZYNGA (copiadores do TINY TOWER)
(clique na imagem para tamanho original)
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Para Pedro Burgos
Para quem está "perdido" aqui, esta é a resposta a um posto do GIZMODO que ficou grande demais, logo postei aqui no Cave.
Putz, Pedro..... Eu ia jogar meu Dark Souls diário, quando vi que havia me respondido no Giz. OK, vc é uma figurinha difícil, então abrirei do meu tempo SAGRADO de Dark Souls no PS3 para responder a sua questão. :-))
Vc deve ter notado que resolvi postar em meu Blog a resposta, simplesmente porque tenho muito a escrever e acho que iria "poluir" o Intense Debate. Sinta-se a vontade para copiar e colar o texto onde vc achar necessário. Noprob.
Posso começar lhe devolvendo a sua pergunta:
"Eu queria entender o conceito de um Blog PRIVADO. De verdade, desenvolva esse raciocínio."
Sério, o que seria um Blog Privado ? Igual a uma praia particular ? Um local que deveria ser livre e de todos, mas que alguém cerca e diz que é dela ? Por que vc é tão fechado em um conceito ? Vc acha mesmo que pode controlar isso aqui ? Acha que pode controlar as pessoas ? Acha que pode controlar o GIZMODO ? Isso aqui é um BLOG, for God sake ! Vc posta uma matéria, da maneira que vc acha melhor, parcial ou imparcial. E os comentários são abertos, soooo..... As pessoas vão dizer o que quiser sobre AQUILO QUE VC POSTOU. Sim, vc põe a cara (bunda?) na janela. Essa é a essência dos comentários. Já se tocou no nome do negócio ? É Intense DEBATE. Justamente, é para discutirmos, debatermos algo. E estamos na INTERNET, terra de ninguém ! Sim, meu usuário tem os links para meus dados pessoais. Eu não me escondo atrás de apelidos. Mas eu sou a EXCEÇÃO. As pessoas aqui se sentem livres para ser aquilo que desejam. Sem consequências. Sem exposição (ninguém sabe quem elas são). E é na internet que vc conclui como o ser humano é podre. Sei disso. Tenho CERTEZA disso. Mas, novamente, vc tem que conviver com isso, se quiser ter um Blog com comentários. Vai fazer o quê ? Censurar ? Só vai deixar comentar quem lhe apoiar ? RIDÍCULO. Lógico que vc pode fazer isso. Mas tenho certeza que não vai. Porque o que eu vejo em vc é alguém que não está suportando o problema e quer elimina-lo de qualquer forma, mas não sabe como. E vou te dizer, é mais simples que imagina. Simplesmente deixe as pessoas falarem. Argumente quando quiser mas, cara, não censure. Censurar é dizer com TODAS AS LETRAS que vc não tem mais argumentos. E pra que isso ? Que mal lhe faz os comentários estúpidos, irritantes, muitas vezes quase insuportáveis, que as pessoas fazem dos posts ? Vc tem que ser capaz de lidar com isso, principalmente na sua profissão.
Vou te citar um caso que ocorreu comigo: em um certo dia, após estacionar o carro, minhas filhas abriram a porta e outro carro que estava estacionando vinha pra cima delas. Eu pulei do carro e me joguei na frente do outro carro, desesperado. O motorista NEM ABRIU A JANELA pra se desculpar. Eu fiquei PUTO, xinguei meia dúzia de palavrões e fui ao mercado fazer as compras. Na volta, encontro no meu parabrisa um bilhete dizendo "BABACA NERVOSINHO". Cara, na hora eu fiquei IRADO ! O cidadão quase atropela minha filha e ainda deixa recadinho desaforado. Que ódio ! Fiquei meia hora cuspindo marimbondo... Mas hoje, quando lembro desses episódios, eu rio e penso: não dá pra fazer nada, deixa a criatura se ferrar sozinha. É sobre isso que eu to falando aqui: deixe os caras comentarem. Afinal de contas, pra vc é BOM, é mais gente visualizando o blog. E leve menos a sério, cara ! Veja, o seu fiel escudeiro Ligeirinho "chapolim colorado" hoje mesmo se contradisse, ora dizendo que "smartphone é ruim, tenho um dumbphone", ora dizendo "tenho um smartphone". É INTERNET. Não há compromisso com a VERDADE aqui. Quantas vezes as pessoas dizem "eu tenho um iPhone e um Android e o iPhone é lixo!" e não tem porra nenhuma ! Entenda, Pedro, que as pessoas podem ser o que quiserem aqui. E elas mentem. E elas mentem MUITO. Não tenho nada contra o GIZMODO especificamente, mas está ocorrendo algo bem chato por aqui, justamente porque vc está tentando se impor DA MANEIRA ERRADA. Pense bem. Reflita. O Blog é seu, claro que é. Mas vc não precisa bater no peito a toda hora e dizer "eu faço o que quero porque é meu !!!". Parece o dono da bola quando jogavamos futebol na rua (BONS tempos !!!!). Tinhamos que fazer as vontades do cara porque, afinal, ele era o dono da bola e sem ele não havia jogo. Ele tinha o respeito dos outros ? LÓGICO QUE NÃO. Só fazíamos o que ele queria enquanto ele tinha a bola. Quando arrumamos outra bola, ele simplesmente foi EJETADO do grupo. Entendeu a metáfora ?
Bom, é isso. Espero que vc solucione a confusão e entenda que é preciso relaxar e não bater de frente. "A árvore resiste, com suas raízes e sua força e o bambu sempre cede. Na hora da ventania, a árvore é arrancada e morre, mas o bambu enverga, deixa o vento passar, e volta a sua posição original."
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Malik merece ser salva
Deus EX: Human Revolution. Nunca havia jogado nenhum jogo da série Deus EX. Tenho todas as versões de Blade Runner e já vi todas várias vezes. Como não gostar de Deus EX ? Está tudo ali: pessoas misturadas com tecnologia até o ponto de não distinguirmos o que é “humano”, em um ambiente noir pós apocaliptico onde dominam as mega corporações, cheio de intriga e mistério. Comprei o jogo cheio de expectativa, e ela foi atendida 100%.
Vc tem a liberdade de tomar dois caminhos no jogo. Jogar de modo furtivo, evitando confronto e somente deixando seus inimigos “desmaiados” ou o modo “Rambo’, onde vc simplesmente sai matando todos. Claro, vc pode tb matar alguns inimigos, desviar de outros e nocautear alguns. A diferença aqui é que o jogo recompensa com pontos para vc gastar com “augmentations”, que são melhorias nas suas partes biônicas. Então, se vc opta por matar seus inimigos, o jogo te castiga te dando menos experiência ? Not at all. Pense bem: se vc opta por matar seus inimigos, seu foco são as ARMAS e não os augmentations. E upgrade de arma é free. É só encontrar os upgrades por aí e mandar bala. Independente de xp (que no jogo são chamados de “praxis points”). E o detalhe é que É MAIS DIFÍCIL passar sem matar seus inimigos. Então, é natural que o bônus (xp ou praxis) seja maior.
Não vou detalhar o jogo aqui (vc pode ver detalhes em vários sites por aí), mas sim dar minha opinião sobre ele. Deus EX é um jogo muito bom, pois já parte da premissa que vc pode definir seu estilo de jogo. Ele não te obriga a nada. Vc pode jogar somente as missões principais. Sem problema algum. Ou vc pode jogar as secundárias, ou apenas as que te interessarem. Vc pode matar quem quiser, ignorar quem quiser, ajudar (ou não) quem quiser. A liberdade é um ponto bem marcante aqui. Como já disse antes, quem define o estilo de jogo é vc, e isto faz vc sentir que realmente faz parte do história, daquela trama, e fica cada vez mais e mais curioso com o desfecho de tudo. Vc pode simplesmente ignorar as centenas de computadores que vc verá durante o jogo. Ou pode hackear todos eles. Muitos terão emails interessantes, alguns contendo dados de segurança (senhas?). Quando vc tem que entrar em um prédio, por exemplo, é possível entrar pela porta da frente, passando invisível pelos guardas, ou tentar convence-los a deixa-lo entrar, ou matar os guardas, ou se esgueirar pelo tubo de ar condicionado….. O jogo TODO é assim. E esse ponto já me fez amar Deus EX.
Mas temos tb a ambientação. Os gráficos, sons, a música. Um clima noir muito bem construído. Até a voz rouca do personagem principal ajuda. As cidades pulsam com vida, pessoas conversando nas esquinas (escute essas conversas e vc descobrirá coisas interessantes, como entradas alternativas). Poderia ser MAIS vívido, mas acredito que ainda temos limitações em relação ao videogames, que tem pouca memória, chipsets de vídeo ultrapassados, etc e jogos multiplataforma tem que ser “iguais” nos PCs e nos videogames, logo ficamos nivelando (BEM) por baixo. Mas no geral, Deus EX é muito bonito e bem ambientado.
A movimentação e resposta dos controles tb é imediata (só joguei no PS3) e o jogo não é um FPS, logo, seu personagem é lento e tem que ser furtivo na maior parte do tempo se quiser sobreviver. As animações são muito boas quando vc nocauteia os inimigos e a AI do jogo é razoável. Sua “vida” se recupera com o tempo, mas aqui temos a desculpa de vc ser meio “biônico”, certo ?
Uma das grandes críticas dos jogadores é justamente em relação aos “chefes”, pois se vc investe em um estilo de jogo furtivo, é justamente nos chefes, que TEM que ser mortos, aonde vc, em teoria, teria problemas. Só posso dizer uma coisa em relação a essas críticas: BESTEIRA ! Besteira de quem não quer PENSAR ! Vou citar dois exemplos aqui e finalizarei com um terceiro e GRANDE exemplo.
O primeiro chefe. “Oh, meu Deus, o FDP atira granadas e me detona em dois segundos. Esse jogo é uma merda !”…. Se vc apela para força bruta, de cara o primeiro chefe é (muito) difícil de vencer. Mas se vc percebe que na sala aonde vcs estão presos existem vários extintores de incêndio e que vc pode arremessa-los contra ele… Sim, simples assim.
O segundo chefe: uma mulher. Ela é rápida. Ela é invisível. Ela é mortal. Mas se vc pegar a arma que está AO LADO da porta antes da sala para enfrentá-la, com duas rajadas ela está morta. Simples assim. Again.
O jogo segue com vários exemplos desse tipo. O lema de Deus EX é “think outside the box”.
E, como disse, para finalizar, MALIK. A cena do helicóptero. Tema de 10 entre 10 fóruns pela internet. Afinal, a cena é mal feita ? Malik tem que morrer ? É possível salva-la ? É DIFÍCIL salva-la ? Digo que, de forma alguma, o jogo penaliza vc nessa cena. Primeiro, porque deixar Malik morrer (ou ser incapaz de salva-la) não muda muita coisa no fim das contas. Mas se pra vc é questão de honra, afinal ela é sua amiga, sua parceira, então…. salve-a ! É tudo uma questão de TEMPO. Vc nunca vai conseguir salva-la na primeira tentativa. Aprenda onde estão seus inimigos. A fase é REPLETA de itens que podem ser arremessados para eliminar guardas e robôs. Concentre-se em eliminar primeiro as armas pesadas e o robô. E seja rápido e metódico. A desculpa que mais encontro é “mas eu cheguei na fase sem xxxx”. Chegou pq não pensou. No EMBARQUE para a missão (no HELIPORTO) onde acontece o acidente, há uma escada que leva para um porão onde tem uma PORRADA de munição e armas. Não viu ? Então a culpa é SUA, não do jogo. Na área onde seu helicóptero cai, a sua esquerda assim que vc começa a fase, tem outra sala com granadas. Não viu ? Já sabe, né ?
Enfim, Deus EX é um jogo que recompensa o observador, o estrategista. Um jogo inteligente, bonito e que te deixa triste quando termina. Um dos melhores de 2011, junto com Dark Souls e Skyrim.