quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ATI ataca, de novo !

Não faz muito tempo (um mês ?) postei aqui sobre a novíssima placa da ATI, a bombástica HD 5870. Logo em seguida veio a HD image 5850, com melhor relação custo/benefício do mercado. Duas excelentes placas, inclusive já podem ser compradas aqui no Brasil por preços entre 900 reais (5850) e 1.400 reais (5870). Ambas são placas de ponta, compatíveis com DX11 e sem concorrência no mercado. Em falar de concorrência… e a nVidia ? Por enquanto, nada foi dito. Nada foi lançado. E a ATI/AMD segue sozinha com suas placas DX11. E hoje…. ATI lança mais uma placa nova !

É realmente impressionante. Parece que estavam guardando na manga essas placas. A nova HD 5970 chega com um desempenho image assombroso, carregando dois núcleos Cypress de 40nm, o que dá um desempenho teórico de quase o dobro da 5870. Lógico que na prática não é bem assim, porém, mesmo que seja 50% mais rápida, ainda assim é um monstro de placa !!!! E vamos falar de novo: e a nVidia ? Bom, vejamos…

  • Eles não podem mais fabricar chipsets para CPUs Intel
  • Eles tem passado por momentos ruins com chipsets problemáticos
  • Eles possuem as placas de vídeo com o pior custo/benefício atual

As coisas não estão boas para a nVidia…. E agora, com a ATI chegando na frente com placas DX11, só o tempo dirá…

Segundo Jen-Hsun Huang, a nVidia está se recuperando e aposta no lançamento de um novo chipset baseado no ION. Eu acredito em uma reação da nVidia, mas até agora não vimos nenhuma notícia de placas novas e houve a declaração sobre a Apple. Será que a nVidia vai direcionar suas vendas para os Macs ? Já foram publicadas declarações sobre a nVidia não se importar com os jogadores de PC… Bom, chega de confabular. Vamos aguardar (felizes!) os testes da nova HD 5970, que serão publicados aqui no Blog. Por enquanto, abaixo um quadro informativo da capacidade teórica da menina….

image

Editado em 19/11/2009:

Já temos resultados de Benchmarks da 5970, abaixo. Como já era esperado, a HD5970 é cerca de 70% mais rápida que a 5870.

image

image

image

Um comentário:

Unknown disse...

É de dar água na boca, sem dúvida.