segunda-feira, 23 de novembro de 2009

versão brasileira Herbert Richers

Quantas vezes ouvimos essa frase ? Pois é, a figura por trás dessa épica frase é Herbert Richers, um produtor cinematográfico brasileiro, famoso no mercado de dublagens. Herbert foi para um lugar melhor quinta-feira passada, 19 de novembro. Ele estava internado com problemas renais, que o acometeram há cerca de um ano, na Clínica São Vicente, na Gávea.

Herbert Richers foi um produtor brasileiro, nascido image  em Araraquara, São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942 para trabalhar em um laboratório cinematográfico que pertencia a seu tio. Oito anos depois, nascia a Herbert Richers S.A. A primeira produção do grupo foi um jornal cinematográfico (ainda comum na época) que em apenas seis meses chegou a ser distribuído e exibido em mais de 2 mil salas em todo o país.

Sua empresa produziu diversas chanchadas, dentre elas “Sai de Baixo”, “Metido a Bacana”, “Com Água na Boca” e “Sherlock de Araque”. Como na época não havia som direto e grande parte das cenas eram gravadas em externa, as chanchadas precisavam ser dubladas novamente após a filmagem. Isso possibilitava, inclusive, substituir a voz de um ator por outra.

Richers fez amizade com ninguém menos que Walt Disney, quando visitou o Brasil na década de 40. Disney ajudou Herbert a desenvolver suas técnicas de dublagem, o que possibilitou um crescimento meteórico, dando origem a toda dublagem brasileira como conhecemos hoje. Séries como Thundercats, He-Man e Família Dinossauros foram dubladas pela sua empresa, que mantém contratos com a Universal e a Warner.

Vá em PAZ, Herbert.

image

Nenhum comentário: