Ou seria PS3 versus PC ? hehehehe… Não, na verdade a intenção não é essa, mas sim uma comparação entre dois jogos de 2009, que fizeram (e fazem) a alegria dos jogadores amantes de FPS.
Quando comecei a jogar KILLZONE 2 no PS3, foi um impacto gigante.... Cresci jogando videogames e computadores, desde Telejogos, Atari até os portáteis como meus Game&Watch e máquinas mais avançadas como o PC Engine, Saturn e Dreamcast. Porém, jogos de estratégia (RTS) e de tiro (FPS) tem seu lugar: PCs.
Confesso que comprei meu PS3 com duas premissas que NÃO foram compridas:
1 - Jogar JRPGs
2 - Ter um Media Center
Quanto aos RPGs, se pensarmos nos títulos disponíveis para o PS1 e o PS2, simplesmente não dá para entender porque tem mais RPGs (BEM MAIS!) no X360 do que no PS3....
E na parte do Media Center, pra resumir bem, o wireless do PS3 é uma merda.
Bom, voltemos ao KILLZONE 2. Peguei o joystick, liguei o PS3 e esperei a apresentação do jogo. Detalhe que Maryana, minha filha de 9 anos, estava ao meu lado já perguntando "-Pai, é igual Half Life e FEAR ?". Maryana adora FPS... Bom, a apresentação foi realmente linda, mas em determinado momento achei que estava muito escuro e levei uns 15 minutos para ajustar a TV ao meu gosto. Reiniciei a apresentação e vi, delirante, os gráficos na tela. REALMENTE muito bonito. A pele, os movimentos labiais, o andar e os gestos dos personagens, tudo excepcional. Mas claro, aquilo era uma apresentação, queria ver o jogo MESMO, se ia manter aquele alto padrão gráfico.
Nesse review, irei comparar esse jogo com outro jogo de PC, chamado STALKER, o qual sou fã. Porém a comparação só é válida se vc instalou o STALKER 2009 COMPLETE, que simplesmente é O MELHOR MOD DE TODOS OS TEMPOS PARA UM JOGO DE PC. Se formos pensar bem, a comparação é válida, pois o MOD leva em conta a tecnologia de 2009 nos PCs, mesmo ano em que KILLZONE 2 foi lançado. Então ficamos com uma comparação entre dois FPS, um de PS3 e outro de PC.
No quesito apresentação, ou "impacto inicial", KILLZONE 2 ganha. Realmente impactante aquele início, apesar de um pouco curto eu diria. Afinal estamos falando de BluRay aqui, certo ? Temos espaço de sobra, certo ? Então porque não fazer uma apresentação mais longa, tipo um curta metragem ?
Bom, comecei a jogar. Os controles são semelhantes aos de PC, certo ? É só imaginar que ao invés do Mouse, vc gira o Joystick, certo ? é só uma questão de costume e vc rapidamente se acostuma, CERTO ? ERRADO. ERRADÍSSIMO. Minha nossa, como é LENTA e resposta do Joystick comparada ao Mouse ! A sensação inicial foi "que merda, FPS em videogame é lixo!". Porém, coloquei meus preconceitos de lado e insisti no jogo. Com o tempo, entendi que os programadores de jogos de Videogame SABEM que a resposta é lenta (BEM mais lenta), então o jogo é programado desta forma. Explico: os inimigos não são como em FPS de PC. Nos FPS de videogame os inimigos são LENTOS. Iguais a vc. Lógico, senão seria impossível acertar alguém sem ser acertado antes. MESMO ASSIM, eu morri muitas e muitas vezes sem sequer VER quem estava me atirando. Aí valeu a experiência de um outro jogo de PS3: DEMON's SOULS. Em DS vc precisa ANTECIPAR o movimento do inimigo. Não adianta vc querer reagir na hora. Não dá tempo. Em DS vc tem que saber que daqui a 3 passos irá surgir um cavaleiro com um machado e ele irá te atacar pela direita. Só assim vc passa das fases. Para jogar KILLZONE 2 sem morrer a cada 5 minutos, usei a mesma estratégia: me antecipei aos inimigos, aprendi aonde eles surgem, pra onde vão, a estratégia (IA) de cada um, etc, etc. Assim, pude compensar a lentidão para mirar nos inimigos, pois sabia com certa precisão onde eles estariam. Outra diferença crucial: em FPS de PC vc tem a opção de simplesmente caminhar em campo aberto, evitando os tiros e rapidamente acertando seus adversários. Praticamente todos os FPS de PC permitem isso. Agora, TENTE fazer isso em um FPS de Videogame. Tente, em KILLZONE 2, se expor e tentar responder a altura. Impossível. Vc tem que ser estratégico, se esconder, observar onde está o inimigo, jogar granadas. Em resumo, vc tem que ser muito mais DEFENSIVO. Aliás, eu nunca me importei muito com granadas, mas em KILLZONE 2 passei a amar essas belezinhas, pois são um método efetivo de fazer os inimigos saírem para campo aberto para vc poder acertá-los. E eles usam essa tática tb. E muito. Gosto disso. IA eficiente, como em FEAR (no caso das granadas). Falando em IA, comparando com o nosso STALKER, a IA de KILLZONE é boa. Mas só. Na verdade existem momentos em STALKER que parece que o jogo "esquece" que deveria mata-lo e simplesmente não reage. Mas em 90% do tempo, os inimigos de STALKER são bastante eficientes. Por exemplo, se um inimigo tem uma arma de curta distância (uma 12, por exemplo) ele rapidamente irá se aproximar de vc, no caso de STALKER. Porém, em KILLZONE 2, a IA é mais limitada e pouquíssimas vezes eu vi alguém me cercar ou algo parecido. Me parece que é algo do tipo "persiga o jogador e ataque assim que possível", sem maiores detalhamentos. Diversas vezes notei que os inimigos em KILLZONE 2, quando a munição acabava, sacavam uma faca e partiam pra cima de vc. Pouco eficiente quando vc está com uma metralhadora.... No caso de STALKER, nunca vi ninguém ficar sem munição. Acredito que a programação preve inimigos com munição infinita. Qual abordagem é melhor ? Não sei, mas sem dúvida STALKER fica bem mais difícil...
Em STALKER tb há algo muito interessante com relação as armas. Elas podem travar. Quando isso ocorre, vc tem que dar um "reload" para a arma voltar ao normal. Um toque simples, porém muito bem vindo. Por outro lado, o jogo foge do "real" ao permitir que vc carregue uma dúzia de armas e muita munição, limitando somente pelo "peso". Já em KILLZONE 2, vc carrega UMA arma e sua pistola (arma "default" que não pode ser trocada). Isso eu não gostei. Puxa, uma arma só ? Que tal duas ? Não sei... to acostumado a 10 armas diferentes desde DOOM, hehehehe.... Mas tudo bem, nesse caso KILLZONE 2 é mais "real" e STALKER mais "prático".
E em relação ao dano ? Ao "HP" do jogador ? Bem, em KILLZONE 2 a abordagem é idêntica a GEARS of WAR, ou seja, vc tem um "poder mutante wolverine", que te cura rapidamente logo após o dano causado. Vc leva um monte de tiros, foge, se esconde e em poucos segundos está completamente curado. Já em STALKER, temos o clássico "encontre poções para repor seu HP", além de alguns outros mecanismos, bem mais próximos da realidade. Em STALKER vc tem, além de bebidas para repor seu HP e curativos, comida (vc tem que comer regularmente, mesmo não estando ferido) e tb um saco de dormir (sim, vc tem que dormir regularmente, afinal, vc não é uma máquina, certo ?). Neste ponto, STALKER é muito mais próximo da realidade que KILLZONE 2, que é muito mais "arcade", ou seja, vc não tem que se preocupar em encontrar nada além de armas e munição.
E a jogabilidade ? Bem, apesar de serem dois FPS, são bem diferentes nesse quesito. KILLZONE 2 é bem linear, estilo FEAR, por exemplo. STALKER, por outro lado, é mais "sandbox", ou seja, vc tem um mapa de todo seu "mundo" que vc vai explorando conforme seu gosto, cumprindo missões. São abordagens distintas, e podemos pensar que, enquanto em STALKER vc pode parar pra conversar com um grupo próximo a uma fogueira e tocando violão, em KILLZONE 2 a ação prevalece, com pouquíssimas conversas e muita tiroteca.
Voltando um pouco aos gráficos... Falei da apresentação, mas não comentei dos gráficos "in game", ou seja, jogando. Os gráficos de KILLZONE 2 são bonitos. Muito bonitos. Porém não se comparam aos de STALKER, principalmente quando falamos de texturas. Temos um fator limitante óbvio aqui: o hardware do PS3. Como todo videogame, o PS3 não pode sofrer "updates" e os programadores tem que fazer concessões ao criar jogos para a plataforma. Dito isso, KILLZONE 2 é um jogo lindo, graficamente exuberante, não há queda de frames (pelo menos eu não notei isso visualmente) que prejudique a jogabilidade e sem dúvida um destaque dessa geração de jogos de videogame. Mas STALKER vai além, levando o DX 9 ao limite. É realmente de chorar quando vc vê os efeitos de chuva, vento e noite. E ficamos tb com uma avaliação quase idêntica quando falamos de som. Os sons em STALKER são bem realistas, com os tiros soando muito reais, pessoas conversando, o vento, animais, tudo levando a uma sensação muito forte de realidade, enquanto que em KILLZONE 2 os sons são excelentes, porém nada muito além dos FPS atuais.
A conclusão que chego é que KILLZONE 2 é um FPS excelente, levando em consideração as limitações tecnológicas do PS3, enquanto STALKER, mesmo não utilizando gráficos mais avançados como DX10 ou DX11, consegue ser mais bonito e mais detalhado. Porém, conforme disse antes, apesar de estarmos falando de dois FPS, são duas plataforma diferentes (PC e PS3) e duas abordagens tb diferentes ("sandbox" e "linear"). Ambos são jogos excelentes e recomendados para os amantes de FPS. Que venha KILLZONE 3....
6 comentários:
Sem lógica! O Stalker Shadow of Chernobyl está custando $19,90 no Steam, já o último, Call of Pripyat está custando $ 13,39.
O primeiro é DX9 somente e o terceiro é até DX11. Agora, eu não achei esse MOD no Steam? Onde tem?
O link ta no post:
http://artistpavel.blogspot.com/2009/04/stalker-complete-2009.html
Dae é o DCS, po gostei do preço do novo stalker mas eu não tenho VGA para ele, hehehe seria legal se a saga stalker viesse para os consoles, porém ia ser lindamente capado... é deixa no PC mesmo...rs, gostei do review!
Darlan, pra jogar STALKER: SHADOW OF CHERNOBYL vc não precisa de uma super VGA. Ele é DX9. O segredo está em baixar e instalar o MOD (Stalker 2009 Complete), que na verdade é um pack de diversos MODs que introduzem diversas melhorias no jogo. E viva a comunidade PC ! :-))
AMO-TE!
Como posso jogar ON-LINE????..lol...pois tenho tudo actualizado(patch's) e népia...o jogo é original,não é firewall nada disso simplesmente bloqueia na parte quando clico em jogar on-line!
Ajudem ai S.F.F.....STRIKER/RC4
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