quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Achievements, anyone ?

Achievements. Uma palavra que soa doce na boca dos jogadores atualmente. A Microsoft tornou popular o conceito: várias missões paralelas dentro do jogo, que valem pontos. Foi sucesso imediato: vários jogadores aderiram e logo todas as plataformas de jogos (incluindo o PC) seguiram a tendência. Em um determinado ponto, os achievements começaram a ficar “exagerados”, e a coisa saiu do controle. Hoje, muitos jogos tem um número imenso de achievements, cada um mais ridículo que o outro. Existe até um site da Microsoft e um Jogo que ridiculariza a idéia. Parece que ganhar o jogo ficou em um plano secundário: o negócio é “liberar todos os achievements”.

De um certo ponto de vista, é até interessante e aumenta a vida útil do jogo ter que fazer missões paralelas, mas as empresas tem exagerado. Quem não lembra das bandeirinhas em Assassin’s Creed ? Ou aqueles impossíveis (para uma pessoa “normal”) como em Devil May Cry 4, “King of The Palace” ? Ou em F.E.A.R, “Survivalist” (completar o jogo todo sem morrer) ?

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Este é um clássico. NBA Live 07 – 1.000 pessoas online (!!!)

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