quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PSP go: um lançamento sem sentido ?

A sony lançou há alguns meses o seu novo portátil, o PSPgo. Ao que parece, segue a tendência da Nintendo, que lançou o DSi há cerca de um ano atrás. Há muitas semelhanças com os dois produtos:

  • Ambos são revisões de seus antecessores e pouco ou nada acrescentam de novo para o jogador
  • Ambos oferecem os mesmos jogos de seus antecessores
  • Ambos mantém praticamente o mesmo hardware para executar os jogos

Porém, críticas a parte, ambos (Nintendo e Sony) cometeram gafes com relação aos jogadores: No caso da Nintendo, o DSi não roda mais os cartuchos do GB (geração anterior ao DS). Detalhe: o GB é o portátil mais vendido em toda a história dos videogames ! Bola fora, big N !!!!

image E a Sony ? Bom, o PSPgo trouxe uma mudança bem mais radical: ele não roda mais os cartuchos do próprio PSP…. Parece ridículo, mas é a pura verdade: a Sony lançou o PSP com jogos em mídia UMD, um tipo de minidisco com tecnologia proprietária Sony. O PSPgo não roda mais UMDs, ou seja, TODA a sua biblioteca de jogos para o PSP não roda no PSPgo: agora os jogos serão baixados online. Na minha humilde opinião, isso é um tiro no pé… A confusão é tamanha que algumas lojas estão se recusando a vender o PSPgo, pois perderão clientes que alugam UMDs e os compram (novos e usados). O PSPgo chega com a proposta (burra ?) de acabar com todo um mercado de discos UMDs.

Em um momento em que os portáteis estão brigando por um lugar no mercado com um gigante chamado Apple, acredito que o movimento da Sony foi ruim e irá trazer consequências negativas ao (já problemático) mercado de PSPs.

Vejam o gráfico abaixo (fonte):

image

Por enquanto, portáteis (???) como o iPod e o iPhone ainda não constam desses gráficos, mas a Sony está BEM ATRÁS se falarmos de portáteis. Então, realmente não entendo a necessidade de um lançamento dúbio como o PSPgo. A Sony teria que trabalhar mais os pontos fracos do PSP. Na verdade, O PONTO FRACO do PSP: jogos ! Pouquíssimos, para ser mais claro. No momento em que a Sony lançar mais jogos, com certeza passará a vender mais (detalhe: o MESMO fenômeno ocorre com o PS3).

image

Vamos aguardar como será 2009, mas 2008, sem dúvida alguma, foi o ano do DS (e do Wii), e consequentemente, da Nintendo. Será que a Sony irá investir mais em jogos ? Tudo indica que sim. O PS2 (que não aparece no gráfico acima) é um enorme sucesso de vendas. Justamente por ter uma quantidade imensa de títulos. Por que a Sony não fez o mesmo com o PS3 ?

Nenhum comentário: