terça-feira, 6 de outubro de 2009

Anti-Nobel

Em Harvard, existe um evento que distribui prêmios para as descobertas mais esquisitas, que já ocorre há 16 anos. Um dos estudos mais inusitados da premiação deste ano foi o do pesquisador, Francis M. Fesmire, da Escola de Medicina da Universidade do Tennessee. Ele descobriu uma técnica infalível para tratar soluços: "Massagem digital no reto" do paciente. Segundo o doutor no assunto, o temível exame de toque para checar risco de câncer de próstata em homens é capaz de curar crises de soluço. Alguns exemplos dos chamados “Ignobel” de 2009:

  • Stephan Bolliger e outros médicos da Universidade de Berna (Suíça) receberam o Anti-Nobel da Paz por demonstrar que as garrafas de cerveja vazias lançadas em uma briga de bar são mais perigosas, porque fraturam crânios com mais facilidade do que as cheias.
  • Na categoria Veterinária, os homenageados foram dois pesquisadores da Universidade de Newcastle (Grã-Bretanha), por descobrir que as vacas que são chamadas pelo nome produzem mais leite.
  • Já o prêmio de Medicina foi dado a Donald Unger, da Califórnia, que durante mais de 60 anos estalou os dedos de sua mão esquerda com o objetivo de demonstrar que o hábito não provoca artrite.
  • Bart Knols e Ruurd de Jong (Holanda). Mostraram que a fêmea do mosquito da malária é igualmente atraída por cheiro de queijo limburger e por chulé.

O nome desse prêmio deveria ser WTH-nobel, hehehehehehehe…

image

Nenhum comentário: