segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Titan Quest: como vinho ?

Mês passado comprei um pacote de jogos no STEAM e no pacote estava o TITAN QUEST (e a expansão IMMORTAL THRONE). Eu já havia jogado um pouco no passado, mas devido aos bugs eu desisti. Isso foi há cerca de dois anos atrás. Hoje, jogando novamente, vejo que os bugs foram corrijidos, o jogo roda sem problemas, travamentos ou qualquer outro comportamento anormal em meu PC. E, depois de zerar TORCHLIGHT no VERY HARD, digo que TITAN QUEST é melhor.

O que TORCHLIGHT tem para ser o “queridinho” do momento são

  • gráficos atuais, porém leves, com o “modo netbook”
  • sua jogabilidade extremamente simples, sem diálogos complexos, sem estória, somente “vá lá e mate os monstros”
  • a comunidade adorou o jogo e existem dúzias de MODs interessantes para baixar
  • o STEAM adicionou vários “achievements”, inclusive um para o primeiro MOD que vc instala

Abaixo fica mais claro a diferença. Primeiro, uma tela de TORCHLIGHT:

image

Veja quanto brilho, cor…. A tela é simples, porém bonita. Agora vamos a TITANQUEST:

image

realmente OUTRO estilo, bastante diferente, com toda uma ambientação, tons pastéis…

e o que tudo isso significa ? Bem, os gráficos facilitam a instalação do jogo no equipamento que é a febre do momento: os Netbooks. A jogabilidade, bem ao “modo Nintendo”, amplia o público alvo: minha filha de seis anos joga TORCHLIGHT sem problemas! Os MODs são um show a parte: vão desde mudar a aparência de seu “pet” (e fica MUITO legal!) até poções alternativas, novas fases, feitiços, etc. Os achievements são um “adicional que está se tornando obrigatório” em todos os jogos de hoje em dia, e muitos vão comprar o jogo só por isso. Sem falar no preço, que é ridículamente baixo….

image

E TITANQUEST ? Bem, TITANQUEST não tem nada diso, mas mesmo assim, me prende mais. O jogo é mais “adulto”, mais denso, tem muito mais diálogos, muito mais estória, muito mais locações. Não, minha filha de seis anos não conseguiria passar nem um nível. Não, vc não conseguiria que um jogo desses rodasse no seu netbook, nem muito menos vai ficar tentando image termina-lo em menos de 5 horas para ganhar um achievement. Mas as possibilidades… São NOVE grades de Skills, e vc pode escolher duas para seu personagem. Com números fica mais claro: no mesmo tempo que eu zerei TORCHLIGHT no Very Hard, eu não cheguei nem mesmo na metade do jogo no Normal em TITAN QUEST. O detalhe é que em TITANQUEST vc tem que zerar primeiro no Normal para habilitar os outros níveis de dificuldade. Para jogar no nível três, vc tem que zerar antes nos outros dois níveis (como ocorre com DIABLO, por exemplo). E o esquema de Runas é bem maisimage complexo, assim como todo o resto do jogo. Repito, acredito que o sucesso de TORCHLIGHT se dá porque o jogo é SIMPLES ! A Nintendo deixou claro pra todo mundo ver que é aí que mora o lucro ! O chamado “jogador esporádico”, ou crianças, ou pessoas mais velhas. É um público enorme….

Enfim, joguei TORCHLIGHT, zerei e recomendo a todos. Estou jogando TITANQUEST, adorando e tb recomendo. São visões diferentes do mesmo estilo de jogo, mas com certeza vc terá 3 vezes mais horas de diversão com TITANQUEST.

Nenhum comentário: