terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Blizzard e consoles

imageA Blizzard não produz jogos para consoles pelo menos há 15 anos. Lógico, como uma empresa extremamente bem sucedida no ramo  dos jogos – essencialmente com o trio Starcraft, Warcraft, Diablo – eles não negam a possibilidade de criar jogos para consoles tb. Allen Brack, Produtor da Blizzard, afirmou que

It's obviously because we've made only PC games for the last 15 years, but there's a perception, I think, that Blizzard is anti-console, and that's absolutely not the case.

A Blizzard não vai dar as costas para dinheiro. Jamais. Porém a image grande dúvida é se eles são CAPAZES de criar algo BOM para consoles. Relembrando: Starcraft, Warcraft e Diablo. Os três são jogos excelentes para PC, mas ficariam péssimos se jogados com um joystick. A Blizzard não tem tradição em jogos para console. E tenho medo, muito medo de que a empresa se “adapte” aos consoles. Perderíamos a maior e melhor empresa especializada em jogos de PC que já existiu.

 As palavras “console friendly” me dão arrepios na espinha !!!!

image

Canabalt

Joguinho simples em Flash, porém viciante…

Muito bom, recomendo !

image

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Seres Humanos Gerando Energia…

Matrix ?

Dois Cientistas na Bélgica estão pesquisando seres humanos como fontes alternativas de energia. O instituto se chama imageInteruniversity Microelectronics Center e já tem vários protótipos em funcionamento, convertendo o calor gerado pelo corpo humano em energia utilizável por eletrônicos. No momento, no entanto, a razão de conversão é muito baixa e somente dispositivos ULV (Ultra Low Voltage ou voltagens extremamente baixas) conseguem funcionar com a energia gerada. Mesmo assim, é impossível não pensar em Matrix e em todos aqueles seres humanos utilizados para gerar energia para as máquinas….

image

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Novo Patch para Diablo 2

Sim, é isso mesmo ! A Blizzard em breve irá soltar um novo patch para Diablo 2, um jogo de mais de nove anos…. O patch é o 1.13 e vc pode ler aqui sobre todas as modificações/correções.

Um resumo:

  • Diversas modificações visando melhorar o equilíbrio do jogo
  • Nova quest na dificuldade Hell

Várias melhorias como:

  • Aumento da possibilidade de Runas de alto nível
  • Possibilidade de trocar a visão de Health/Mana para numérico
  • Eliminado o Curse (maldição) dos Oblivions Knights, Iron Maiden
  • Agora vc pode criar um personagem Hardcore logo de início
  • É possível agora jogar em Widescreen, tela cheia, através de blit scalling
  • entre outros…

image

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SecuROM: a EA aprendeu a lição ?

Depois do lançamento de Prince of Persia sem qualquer proteção pela Ubisoft, parece que a indústria entendeu que não importa a image proteção, sempre ela será quebrada e o jogo será pirateado. E, no final das contas, quem fica prejudicado é quem compra o jogo, porque DRM muitas vezes é intrusivo e causa problemas. Eu, por exemplo, comprei Assassin’s Creed e o jogo nunca rodou com o executável original no meu PC. Solução ? Baixei o executável crackeado e assim executo o jogo até hoje….

A EA irá lançar Mass Effect 2 (em janeiro de 2010) da mesma forma que fez com Dragon Age: Origins – o jogo será lançado apenas com uma rotina para verificar se o DVD original está sendo usado, sem nenhuma autenticação online. Tomara que a iniciativa pegue.

Parlamentar defende pirataria

Eu realmente não compreeendo. Sei que existem milhões de pessoas no mundo todo que utilizam Torrents e eMules da vida para baixar softwares de graça. É o que definimos como pirataria. Se apica tb a músicas, filmes, todo tipo de conteúdo digital. Existe uma discussão sobre o que é o que não é legal e uma caça as bruxas que já fechou sites como o Mininova. Eu acredito que não deveria ser ilegal baixarmos, por exemplo, episódios de um Anime japonês que está sendo exibido somente no Japão: como este conteúdo dificilmente (a chance é mínima) vai chegar ao nosso mercado (leia-se: não poderemos compra-lo) então não vejo problema algum em compartilhar este tipo de conteúdo. Alguns jogos, por exemplo, estariam na mesma situação, quando a distribuidora decide que o jogo não será vendido no Brasil. Se não tenho como comprar o jogo, porque eu não poderia baixa-lo gratuitamente ?

image

Uma paralamentar recém eleita na União Européia (na verdade e mais joverm parlamentar já eleita, com 22 anos), Amelia Andersdotter defende o image compartilhamento de arquivos via internet. O seu partido é polêmico até no nome: Pirat Partiet (Partido Pirata). As propostas do Partido Pirata se apóiam primordialmente na reformulação da política de direitos autorais na Europa, continente com um crescente movimento de repreensão a serviços que permitem o download livre de conteúdo multimídia. Espero que o partido tenha mesmo uma proposta séria e que haja uma evolução para que a indústria de mídia (seja ela filmes, músicas ou softwares) se adapte a internet. Soluções radicais, como o fechamento do Mininova, não surtem o efeito desejado, já que outros sites surgem com o mesmo objetivo do Mininova: compartilhar arquivos. Acredito que o torrent, como existe hoje, nunca irá morrer. O que a indústria pode (e deve) fazer é criar alternativas para conquistar o consumidor. Como usuário do STEAM, por exemplo, posso dizer que é um serviço que disponibiliza jogos de PC a um preço muito competitivo, bem mais barato que os preços “de loja”, que são um absurdo no Brasil. Se houvessem mais iniciativas semelhantes, o número de pessoas baixando software ilegalmente iria cair bastante.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Games for Windows – concorrência para o STEAM ?

A Microsoft inaugura o serviço Games for Windows no dia 15 de dezembro próximo. Mas será que existe algum diferencial no serviço da Microsoft ? Produtos semelhantes como o Direct2Drive e o STEAM já estão há bastante tempo na estrada e será difícil convencer o jogador a migrar de plataforma. Eu, por exemplo, já uso STEAM há cerca de dois anos. São dúzias de jogos, todos dependentes da plataforma (sem o Client STEAM, os jogos não rodam). E isso não é problema, de forma alguma. Porém, não me imagino baixando outro Client, para poder jogar os jogos pela Microsoft.

image

Eu realmente não sei até que ponto esse serviço se integra ao já famoso LIVE. Me parece que ambos serão uma plataforma única, comum ao jogador. Mas mesmo que eu não compre o jogo pelo serviço do Games for Windows, poderei logar na LIVE, como já acontece hoje com vários jogos com o selo “Games for Windows”. Não existe nenhuma exclusividade, por enquanto. São títulos que encontramos no STEAM e em outros serviços.

Então, a pergunta que fica é: porque eu pagaria para baixar o jogo pelo serviço da Microsoft ? Qual o diferencial ? E promoções, que são uma constante no STEAM, por exemplo, irão existir ? Por enquanto não tenho respostas a essas perguntas. É esperar pra ver, mas acredito que a iniciativa dará frutos, até porque o site está bonito, bem construído e a LIVE é uma ferramenta excelente para jogos multiplayer.

Alien vs Predator em fevereiro, Alemanha e Austrália NOT !

O jogo Alien vs Predator, em sua nova versão, sairá em fevereiro de 2010, porém, devido ao excessivo conteúdo violento, está proibido na Alemanha e na Austrália. Os australianos definem o jogo como

image

first-person perspective, close-up depictions of human characters being subjected to various types of violence, including explicit decapitation and dismemberment as well as locational damage such as stabbing through the chest, mouth, throat, or eyes

Ou seja, é a realidade do universo de ficção dos Aliens/Predators. Timageodos os filmes envolvendo essas criaturas tem cenas “fortes”. Agora, proibir o jogo ? Ridículo. Mesmo. Vários jogos atualmente tem braços arrancados, cabeças explodindo, corpos pegando fogo. Isso NÃO é novidade. Mas as pessoas insistem em confundir jogos com realidade. Eu jogo Borderlands, Half-Life, Quake, F.E.A.R. e tantos outros. E nem por isso tento repetir o jogo em minha vida. Muito pelo contrário. Esse tipo de jogo TIRA o stress, faz vc colocar pra fora o nervosismo de nossas rotinas. É um modo excelente de descarregar as energias ! Sempre que jogo, me acalmo.

Acredito que casos como o do jogo Crimecraft são completamente diferentes. Diferentes porque uma coisa é o jogo ter cenas violentas e outra é o jogo estimular o crime. Quando o jogo reproduz cenas do dia a dia, e coloca vc no papel de um marginal, matando policiais e vendendo drogas, por exemplo, eu sou contra. Sou contra a simples criação de jogos assim. Sem dúvida esse é um tema muito polêmico, tenho consciência disso, e a linha entre o jogo e a realidade as vezes se torna muito tênue.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Warhammer 40,000: Dawn of War II - Chaos Rising

Este jogo é a continuação do Warhammer 40.000: Dawn of War II. Por que continuação ? Bem, porque o jogo não será uma image expansão (não será necessário o jogo original), nem tampouco um “Dawn of War III”. Segundo o produtor Jeff Lydell, o jogo será “expandalone”. Nós já vimos isso em jogos como F.E.A.R, com a “expandalone” Perseus Mandate. Chaos Rising ainda não saiu e não tem data definida. “para o próximo ano” é a única informação que temos, porém Jeff revelou alguns detalhes sobre o novo jogo - pelo próprio título, já imaginamos a principal novidade: a raça Chaos está de volta ao jogo. Além disso, existirá uma barra de Corrupção, inserindo um novo elemento ao jogo. Dependendo das suas ações durante o jogo, vc poderá se tornar “bonzinho” ou “malvado” (corrupto). Cada um com seus pontos posistivos e negativos. Não é nem de longe uma novidade (StarWars, alguém ?), mas sem dúvida ajuda na jogabilidade. As missões tb foram reformuladas para tentar corrigir a “mesmice” que existia no jogo original. Segundo Jeff:

image When we started hearing feedback about the Dawn of War II campaign being repetitive, the missions being repetitive... We just thought, okay, that's got to be one of the key things we try to improve

Vamos esperar que o jogo seja tão bom quanto Jeff pinta. Eu sou fã da série Dawn of War (e de tudo relacionado a Warhammer, por sinal) e aguardarei anciosamente pelo lançamento em 2010.

Bizarro…

Crazy Frog ???!!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

LHC quebra recorde

O LHC (ou Large Hadron Collider), construído na fronteira França-Suíça, é o maior acelerador de partículas da Terra.  O custo image estimado foi de 8 bilhões de dólares, porém logo que foi inaugurado, em setembro de 2008, apresentou problemas e foi fechado para reformas. Em 20 de novembro de 2009, o LHC foi reinaugurado e, nesta segunda, os cientistas do CERN (sigla em francês para Centro Europeu de Investigação Nuclear) conseguiram uma façanha: um próton com energia acumulada de 1.18 trilhões de elétron volts. O recorde anterior image era de 0,98 trilhões de elétron volts, obtido pelo TEVATRON em 2001. Para se ter uma idéia da quantidade de energia acumulada nesta partícula, vamos imaginar que ela possui energia semelhante a soma da energia de todos os prótons de um mosquito (cerca de 10^24 prótons). Se extrapolarmos, para que todos os prótons do mosquito sejam semelhantes ao gerado pelo LHC, o mosquito teria energia acumulada equivalente a oito bombas nucleares de 100 megatons cada.

image

Sabem o que mais ? O número esperado para um próton gerado pelo LHC é de sete (!!!!!) trilhões de elétron volts. Nem sei como estimar tal imagequantidade de energia. Fico pensando no filme do Homem-Aranha e no experimento energético do “Dr Octopus”, onde tudo parecia ir muito bem, até aquele acidente trágico….. Ou talvez no Dr Manhattan, e no acidente que o gerou nos quadrinhos de Watchmen… Será que estamos manipulando algo muito maior do que podemos controlar ? Será que a raça humana está preparada para extrapolar certos limites ? Só o tempo dirá (e tenho muito medo das respostas) !

image

Mais um mito da Tv que se vai

O famoso locutor “Lombardi” do programa Silvio Santos, faleceu image hoje, aos 69 anos. Lombardi era famoso por nunca mostrar o rosto, se transformando apenas em uma “voz” no programa do SBT. Lombardi chegou a trabalhar na Rede Globo por dez anos, quando recebeu a proposta de Silvio Santos para mudar para o SBT (que se chamava TVS, na época). Foram mais de 35 anos de locução na TV e no Rádio. Descanse em PAZ, Lombardi.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Assassin’s Creed II

O jogo saiu para os consoles, mas ainda demora um pouco para sair no PC. Ao que parece, está vendendo bem e muitos estão imageelogiando a UBISOFT por ter corrigido os erros do jogo anterior. As vendas são cerca de 30% maiores que o AC I, o que anima muito os desenvolvedores.

Como não tenho console dessa geração (leia-se PS3, X360 e Wii), irei dar minha opinião sobre o jogo assim que tiver a versão PC e, claro, tiver TEMPO para jogar…..

 image

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

História de NFS

Vídeo bem completo, com todos os jogos de 1995 até 2008:

Bem que poderia ter sido assim….

O diálogo abaixo é fictício (óbvio….) e o autor é anônimo (fonte), mas carrega uma grande dose de verdade. É, Sony…..

Sony Exec A: Wow! The hype for our products are incredibly high and expectations are in the upper stratosphere, AND WE HAVE A PRODUCT THAT CAN DO WHAT WE SAY IT CAN FOR ONCE!!! What's our next move?
Sony Exec B: I know! We can scream FUCK THE CONSUMER! All the while removing key features such as backwards image compatibility, reliable online play, the ability to put a linux partition on the drive, and we'll unnecessarily inflate the price twice what our competitors are offering!
Sony Exec A: GENIUS!!! What do we do next?
Sony Exec B: You know that portable system we have? The one that has like four games a year coming out for it? Lets redesign it so it's uncomfortable to hold, has an expensive to replace back-library, and spend millions fighting hackers who spend 2 days max at cracking our system for homebrew! THEN we'll sell four different SKUs, make absolutely nothing compatible with one another, and charge double the competitor's price!
Sony Exec A: We deserve raises.
Sony Exec B: ... AND HOOKERS!
Sony Exec A: Yes.... we truly deserve these raises and hookers.....

US Air Force compra mais 2.200 PS3

Parece que a Força Aérea Norte Americana gostou dos 300 PS3 que comprou no ano passado. Eles acabam de encomendar mais 2.200, totalizando 2.500 PS3. Para quê, vc pergunta. Bom, image parece que o laboratório da Força Aérea irá utilizar o hardware do PS3 (leia-se, CELL) nas suas pesquisas. Claro que algumas questões ficam no ar, já que os novos PS3 não suportam mais execução de SOs alternativos, como Linux. E porque o PS3 ? Não poderiam comprar máquinas (computadores) da IBM equipadas com o CELL ? Será que é realmente mais barato comprar vários PS3 para criar um cluster de processamento paralelo, ao invés de montar servidores ?

Bom, uma coisa é certa: a Sony está feliz da vida por este image marketing gratuito. Porém, cabe frisar que a própria IBM deixa dúvidas quanto a continuidade da plataforma CELL. Pelas notícias, é bem provável que a tecnologia será abandonada, provavelmente pelo alto custo de produção e baixa demanda. É uma pena, realmente, pois se olharmos tecnicamente para o CELL, vemos claramente um produto com grande potencial mas que, por motivos mercadológicos, não vingou.

image

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novo Dsi LL: bigger is better ?

image

A Nintendo lançou essa semana a quarta versão de seu portátil: o Nintendo DSi LL. A maior diferença está… no tamanho ! Veja pelas fotos que ele é bem maior que o modelo anterior, o DSi.

E é só isso ? Quase. Existem uma outra diferença: entrada para cartão SD.

O detalhe é que realmente não há diferenças significativas entre o Ds Lite, o DSi e o DSi LL. Um comparativo interessante:

Tela

  • DSi LL: 4,2 polegadas
  • DSi: 3,2 polegadas
  • DS Lite: 3 polegadas

Tamanho

  • DSi LL (diâmetro): 161mm
  • DSi (diâmetro): 137mm
  • DS Lite (diâmetro): 133mm
  • DSi LL (frente para trás): 94,4 milímetros
  • DSi (frente para trás): 74,9 milímetros
  • DS Lite (frente para trás): 73,9 milímetros
  • DSi LL (espessura): 21,2 milímetros
  • DSi (espessura): 18,9 milímetros
  • DS Lite: 21.5 milímetros

Tamanho da Styllus

  • DSi LL (pequena): 96 milímetros
  • DSi LL (grande): 129,3 milímetros
  • DSi: 92 milímetros
  • DS Lite: 87,5 milímetros

Peso total

  • DSi LL (incluindo bateria e caneta): 314 gramas
  • DSi (incluindo bateria e caneta): 214 gramas
  • DS Lite (incluindo bateria, caneta e tampa do slot GBA): 218 gramas

Tempo de carregamento

  • DSi LL: 3 horas
  • DSi: 2 horas e 30 minutos
  • DS Lite: 3 horas

Tempo de vida da bateria

  • DSi LL (brilho level 1): de 13 a 17 horas
  • DSi (brilho level 1): de 9 a 14 horas
  • DS Lite (brilho level 1): de 15 a 19 horas
  • DSi LL (brilho level 2): de 11 a 14 horas
  • DSi (brilho level 2): de 8 a 12 horas
  • DS Lite (brilho level 2): de 10 a 15 horas
  • DSi LL (brilho level 3): de 9 a 11 horas
  • DSi (brilho level 3): de 6 a 9 horas
  • DSi LL (brilho level 4): de 6 a 8 horas
  • DSi (brilho level 4): de 4 a 6 horas
  • DS Lite (brilho level 3, compatível): de 7 a 11 horas
  • DSi LL (brilho level 5): de 4 a 5 horas
  • DSi (brilho level 5): de 3 a 5 horas
  • DS Lite (brilho level 4, compatível): de 5 a 8 horas

Tipos de mídia

  • DSi LL: Nintendo DS, DSi, DSiWare
  • DSi: Nintendo DS, DSi, DSiWare
  • DS Lite: Nintendo DS, Game Boy Advance

Entradas

  • DSi LL: cartão Nintendo DS, cartão SD, fonte de alimentação, fone de ouvido, microfone
  • DSi: cartão Nintendo DS, cartão SD, fonte de alimentação, fone de ouvido, microfone
  • DS Lite: cartão Nintendo DS, cartucho Game Boy Advance, fonte de alimentação, fone de ouvido, microfone

image

image

image

image

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

versão brasileira Herbert Richers

Quantas vezes ouvimos essa frase ? Pois é, a figura por trás dessa épica frase é Herbert Richers, um produtor cinematográfico brasileiro, famoso no mercado de dublagens. Herbert foi para um lugar melhor quinta-feira passada, 19 de novembro. Ele estava internado com problemas renais, que o acometeram há cerca de um ano, na Clínica São Vicente, na Gávea.

Herbert Richers foi um produtor brasileiro, nascido image  em Araraquara, São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942 para trabalhar em um laboratório cinematográfico que pertencia a seu tio. Oito anos depois, nascia a Herbert Richers S.A. A primeira produção do grupo foi um jornal cinematográfico (ainda comum na época) que em apenas seis meses chegou a ser distribuído e exibido em mais de 2 mil salas em todo o país.

Sua empresa produziu diversas chanchadas, dentre elas “Sai de Baixo”, “Metido a Bacana”, “Com Água na Boca” e “Sherlock de Araque”. Como na época não havia som direto e grande parte das cenas eram gravadas em externa, as chanchadas precisavam ser dubladas novamente após a filmagem. Isso possibilitava, inclusive, substituir a voz de um ator por outra.

Richers fez amizade com ninguém menos que Walt Disney, quando visitou o Brasil na década de 40. Disney ajudou Herbert a desenvolver suas técnicas de dublagem, o que possibilitou um crescimento meteórico, dando origem a toda dublagem brasileira como conhecemos hoje. Séries como Thundercats, He-Man e Família Dinossauros foram dubladas pela sua empresa, que mantém contratos com a Universal e a Warner.

Vá em PAZ, Herbert.

image

Tamanho não é (mais) documento

Que o diga a Toshiba com sua nova linha de Notebooks U500…

Não sei se vcs tem a mesma sensação quando falamos dos famosos NETBOOKS: acho essas máquinas bonitas, com design interessante, leves, práticas, porém… falta-lhes POWER, poder de processamento ! Esses notebooks em miniatura não me atendem em minhas atividades diárias. E era só uma questão de tempo para empresas como a TOSHIBA (e a Sony) lançarem máquinas tão pequenas, leves e práticas como os netbooks, porém com tudo que vc sempre sonhou em um notebook. Vejam o modelo abaixo: Toshiba Satellite U500-178.

image

As especificações são fantásticas:

  • Processador Intel Core 2 Duo P8700, de 2,53GHz
  • 4GB de memóriaimage
  • 500GB de HD
  • Placa de Vídeo GeForce G210M com 512MB de memória dedicada
  • Saída HDMI e VGAimage
  • Bluetooth 2.1
  • 3 x USB e 1 eSata
  • Drive de DVD
  • tela de 13 polegadas (1280 x 800)
  • 2,25 Kg

Essa máquina traz o impensável para muitos: muita memória, CPU e HD, em um case de 13 polegadas. O vídeo mostra mais detalhes.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ATI ataca, de novo !

Não faz muito tempo (um mês ?) postei aqui sobre a novíssima placa da ATI, a bombástica HD 5870. Logo em seguida veio a HD image 5850, com melhor relação custo/benefício do mercado. Duas excelentes placas, inclusive já podem ser compradas aqui no Brasil por preços entre 900 reais (5850) e 1.400 reais (5870). Ambas são placas de ponta, compatíveis com DX11 e sem concorrência no mercado. Em falar de concorrência… e a nVidia ? Por enquanto, nada foi dito. Nada foi lançado. E a ATI/AMD segue sozinha com suas placas DX11. E hoje…. ATI lança mais uma placa nova !

É realmente impressionante. Parece que estavam guardando na manga essas placas. A nova HD 5970 chega com um desempenho image assombroso, carregando dois núcleos Cypress de 40nm, o que dá um desempenho teórico de quase o dobro da 5870. Lógico que na prática não é bem assim, porém, mesmo que seja 50% mais rápida, ainda assim é um monstro de placa !!!! E vamos falar de novo: e a nVidia ? Bom, vejamos…

  • Eles não podem mais fabricar chipsets para CPUs Intel
  • Eles tem passado por momentos ruins com chipsets problemáticos
  • Eles possuem as placas de vídeo com o pior custo/benefício atual

As coisas não estão boas para a nVidia…. E agora, com a ATI chegando na frente com placas DX11, só o tempo dirá…

Segundo Jen-Hsun Huang, a nVidia está se recuperando e aposta no lançamento de um novo chipset baseado no ION. Eu acredito em uma reação da nVidia, mas até agora não vimos nenhuma notícia de placas novas e houve a declaração sobre a Apple. Será que a nVidia vai direcionar suas vendas para os Macs ? Já foram publicadas declarações sobre a nVidia não se importar com os jogadores de PC… Bom, chega de confabular. Vamos aguardar (felizes!) os testes da nova HD 5970, que serão publicados aqui no Blog. Por enquanto, abaixo um quadro informativo da capacidade teórica da menina….

image

Editado em 19/11/2009:

Já temos resultados de Benchmarks da 5970, abaixo. Como já era esperado, a HD5970 é cerca de 70% mais rápida que a 5870.

image

image

image