quarta-feira, 23 de setembro de 2009

HD 5870: ATI lança sua DX11

 

image

image

image

image

image

Amigos, aí está a novíssima placa HD5870 da ATI. E impressiona em tudo, desde a aparência até, mais importante, na performance. Vejam a tabela abaixo: a performance praticamente dobra, em comparação com a geração anterior. Notem ainda que o consumo de pico, surpreendentemente, sobe apenas 28W, ficando em 188W contra 160W da geração anterior. Melhor ainda, o consumo em idle fica em 27W (!!!!) contra 90W da 4870.

image

A placa é mais rápida e em média o consumo é praticamente o mesmo. Além disso, é uma placa DX11. E daí, alguns podem dizer. Bem, são MUITAS as diferenças. Colocarei um quadro com informações resumidas. Quem quiser ler o artigo todo em detalhes, clique aqui.

image

Outra novidade interessante é o Eyefinity: podemos ligar vários displays e a imagem irá se dividir de acordo. Veja abaixo:image

O mais importante… os benchmarks. Abaixo alguns gráficos, que dispensam maiores comentários (interessante notar, porém, que duas 4870 em crossfire tem performance semelhante a uma 5870) :

image

image

image

Aqui uma pausa para análise. Parece que a 5870 é uma concorrente direta a GTX 295 (que tem DUAS GPUs), com performances bem semelhantes. A diferença óbvia está na arquitetura: a placa da ATI consome 30% menos e trás todas as vantagens do DX11 (além de, óbvio, só ter uma GPU). Resta saber se futuras otimizações nos drivers irão melhorar o desempenho da 5870 de alguma forma.

continuando…

image

Um comentário:

Unknown disse...

Êêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê, lá em casa. :D