quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lixo Tóxico

Eu fico sem palavras quando leio notícias assim… Tamanha minha revolta que apertaria qualquer botão para exterminar a raça humana de uma vez por todas….!

Uma empresa Inglesa contaminou milhares de africanos com lixo tóxico. Vejam como aconteceu:

Há quatro anos, uma refinaria de petróleo da estatal mexicana Pemex começou a usar um processo de produção que gerou um derivado conhecido com "coker nafta", uma forma mais suja de gasolina.

E-mails obtidos pelo programa Newsnight, da BBC, revelaram que executivos da Trafigura perceberam que poderiam enriquecer facilmente comprando a gasolina suja mexicana por um preço muito baixo, já que a refinaria no México não tinha condições de processar o combustível.

"Esta é a forma mais barata que qualquer um pode imaginar e pode gerar muitos dólares", diz um e-mail.

No entanto, para obter lucros, a Trafigura precisava achar uma maneira barata de diminuir os níveis de enxofre da coker nafta.

A empresa contratou então o navio Probo Koala. Na costa de Gibraltar, os operadores do navio depositaram toneladas de soda cáustica e um outro catalisador para "limpar" a gasolina suja. O processo, conhecido como "lavagem cáustica" é barato, mas gera um tipo de lixo tóxico proibido em várias partes do mundo.

Então o que fizeram ? Tentaram descarregar o lixo tóxico na Holanda, mas foram descobertos e expulsos da costa. Próximo destino ? Costa do Marfim. Mais precisamente na cidade de Abidjan, em agosto de 2006. Milhares de pessoas foram contaminadas e pelo menos 100 mil sofreram problemas sérios de saúde. Hoje a empresa está fechando um acordo para “compensar” as vítimas. Compensar como ? E os que morreram ? E os que ainda vão morrer de radiação ? Empresas assim deviam ser FECHADAS. E ponto final !

image

Nenhum comentário: